Como Funcionam as fossas sépticas

A fossa séptica é um tanque impermeável onde os esgotos das casas, industrias, restaurantes, etc, enfim os chamados esgotos brutos, não tratados e permanecem por algumas horas.Como Funcionam as fossas sépticas

As fossas sépticas são utilizadas com o intuito de proteger as pessoas e o meio ambiente da contaminação e doenças provenientes dos dejectos humanos, evitando o lançamento dos mesmos, nos rios ou lagos ou até mesmo à superfície do solo.

O uso de uma fossa séptica e a sua respectiva limpeza e esvaziamento é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações

A fossa sumidouro é por sua vez,  um poço sem laje de fundo que permite que os residuos provenientes da fossa sépticado penetrem no solo, já devidamente tratados.

Os sumidouros podem ser feitos com blocos de concreto ou com anéis pré-moldados de concreto.

A construção de um sumidouro começa pela escavação de um buraco num local previamente definido, relativamente afastado da residencia.

Este, vai ser feito a cerca de 3m da fossa séptica e a um nível um pouco mais baixo, esta diferença de elevação, deve-se ao facto de facilitar o escoamento dos efluentes por gravidade.

Deste modo os esgotos são tratados de uma forma correcta e absorvidos pelo solo sem prejudicar o meio ambiente.